O Paradoxo da Urbanização

Resultado de imagem para figura da caverna lascaux

O processo de desenvolvimento de todas as formas de vida no planeta se deram simultaneamente. No entanto, nem todas se desenvolveram da mesma forma, sendo que, ao longo das eras, algumas despontaram como mais capacidade de sobrevivência do que outras. A nossa espécie humana, se vista de maneira mais finalista, foi a espécie vitoriosa que dominou e ocupou todo o planeta.

No entanto, não se pode entender a presença da vida no planeta de maneira finalista, ao contrário! Todo o nosso cenário de desenvolvimento que acreditamos e creditamos como permanente, pode vir a mudar e dar origem a fatos novos. Como diziam os nossos ancestrais, aquilo que cura também mata.

Voltando para nossas considerações, podemos afirmar que as primeiras vitórias dos seres humanos sobre as demais espécies que se formaram na face da Terra foi a capacidade de se unir em grupos para a sobrevivência coletiva, como também de se fixarem em determinadas localizações o que lhes provia a defesa e a alimentação do grupo. O registro desta primeira fase humana que os arqueólogos denominam “out of Africa” é apresentada pela reprodução das caçadas  por esta população onde o viver junto permitia a sobrevivência de todo um grupo.

Resultado de imagem para imagens da caverna de lascaux

É possível que a convivência no grupo tenha aperfeiçoado o desenvolvimento de novos instrumentos utilizáveis tanto para a defesa quanto na caça. No entanto, o principal elemento que alterou qualitativamente a organização dos seres humanos, em relação às demais espécies existentes foi o seu processo de permanência em partes importantes do vasto território do planeta. A permanência permitiu a melhora das condições de sobrevivência assim como permitiram a estabilização da alimentação por meio do desenvolvimento da agricultura. Rapidamente estes aglomerados se desenvolveram em várias atividades desenvolvidas pelas comunidades e seu  desenvolvimento pela continuidade da alimentação fornecida pela crescente agricultura fortalecida pela caça.

Resultado de imagem para imagens das primeiras cidades do mundo

O restante da estória, já é bastante conhecida, com a estabilização da alimentação e da habitação, os grupos humanos se desenvolveram, dominaram boa parte das demais espécies e se multiplicou. O resultado mais importante de tudo o que aconteceu foi a formação e desenvolvimento de aglomerados humanos, que  denominamos de cidades. Deste começo difícil, passamos a ocupar todo o território do planeta transformando-nos nos maiores predadores surgidos no planeta.

Em termos atuais o planeta todo agrega conjuntos populacionais que demandam, em termos modernos, habitações e alimentos em termos básicos, mas também, saúde, ocupação , e também divertimento, educação, participação, enfim um complexo sistema de sobrevivência que está esgotando o planeta, e este é o grande paradoxo na nossa existência do planeta – não temos mais predadores, além de nos mesmos. Ou ainda, não tínhamos, mas agora é provável que venhamos a ter, em resposta planetária ao nosso processo de ocupação ou seja, a alteração ambiental gerando novos seres terrestres que nos atingem por meio da execução desastrosa de seus habitats naturais.

Resultado de imagem para imagens de desastres naturais

Resultado de imagem para imagens de desastres naturais

Resultado de imagem para imagens de desastres naturaisResultado de imagem para imagem de morte de animais

Este é o grande paradoxo do processo humano de ocupação do planeta – a destruição tanto dos elementos naturais presentes quanto dos outros seres que sobreviveram até os tempos atuais. Cabe às novas gerações modificares este processo de forma a podermos existir com uma nova maneira e extinguirem o grande paradoxo da nossa presença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: