MEMÓRIA E CIDADES

https://youtu.be/O6mYhBGvzLQ

Memória e Cidades

Normalmente costumamos enxergar o passado das cidades notando e percebendo e visualizando seu passado construído, Podemos, inclusive, verificar as “camadas” de construções e seus períodos em cidades com uma larga participação na história humana. No entanto, existe uma forma de convivência com a história – a ausência de sinais ou de determinados monumentos que também, por outro lado, definem a sua narrativa construída e como exemplos, as famosas Berlim e Roma. Existem sinais que lembram marcas, naturais ou não, pelas quais pode-se inferir o processo de transformação urbana. No caso ao qual fazemos referência as marcas da transformação se tornaram verdadeiras cicatrizes no tecido urbano. A memória é caprichosa – ela nos lembra de eventos, mas também nos lembra da paisagem, do ar, da cor e dos sons. Nem sempre são memórias boas, mas elas também existem. Em Verona, na Itália , o balcão indica a memória do amor romântico – quer tenha sido ele real ou não.

Algumas memórias muito ruins também são superadas pela reconstrução – grandes capitais europeias foram reconstruídas e encontraram novos destinos sobrepujando um passado de destruição e perda da memória.

Berlim é um exemplo muito bom de como a ausência também define um Patrimônio Histórico. Da imensa destruição que tomou a cidade e deixou quase nada sem ser destruído, a ausência também funciona como elemento identificador dos espaços e também conta a sua história – pode ser visto no piso das calçadas o trajeto onde antes estava o Muro que dividia a então Alemanha Ocidental da Alemanha Oriental.

 

 

Berliner Mauer / Parte do Muro de Berlim com explicações históricas © Viaje Comigo

Como consequência deste processo insidioso apresentado  pelas nossas memórias o objeto que nos retoma o pensamento pode tanto produzir sensações positivas e prazerosas quanto nos fechar em obsequioso silêncio que ocorre nas visitas aos Campos de Concentração onde o lema é “lembrar para não repetir”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: